A Missão de Empresários Mineiros à China

Informações completas sobre a missão

 

Programação resumida

 

Welcome Briefing e Jantar de Boas-vindas

No domingo, dia 14 de maio de 2017, a delegação foi recepcionada no Hotel Sofitel para um Welcome Briefing, no qual todos os detalhes atualizados da missão foram repassados. A abertura teve a participação do Consulado do Brasil em Shanghai, através do Cônsul-Geral Adjunto, Maurício Medeiros de Assis, e do chefe do setor de comércio e investimentos, de Martin Normann Kampf. Em seguida, houve o jantar de boas-vindas no restaurante Kagen Teppanyaki, oferecido para a delegação, com vistas de promover a integração desta.

 

Visitas técnicas

As visitas técnicas ocorreram no dia 15 de maio de 2017. Em grupo, a delegação realizou visitas nos supermercados de produtos importados para pesquisa de posicionamento de marca, preço, embalagens, além do entendimento de onde os produtos similares estão chegando na China. Os supermercados visitados foram o City Shop e Olè.

 

Reuniões de negócios com importadores
Terça-feira, dia 16 de maio de 2017, ocorreu a rodada de negócios. As 11 empresas coordenadas pelo INDI, juntamente à 2 sindicatos e 2 empresas indicados pela FIEMG, tiveram encontros com 32 compradores chineses. Estas reuniões individuais foram uma oportunidade para apresentação de produtos, amostras, do Portfólio de Exportadores Mineiros, material promocional e realização de negociações para futuras vendas na China.

 

Lançamento do estande de Minas Gerais na CHINA IMPORT EXPO (CIE)

A inauguração do estande Minas Gerais durante a China Import Expo ocorreu no dia 17 de maio de 2017. Todas as empresas estavam presente, bem como os Chefs de cozinha convidados para as ações gastronômicas a serem ofertadas no estande. Foi programado um café da manhã de inauguração do estande, sendo esta a primeira ação gastronômica da Missão. Às 10h00, representantes do governo de Jiangsu, INDI e Fiemg fizeram a abertura oficial do mesmo. Na parte da tarde houve rodada de negócios entre os empresários e compradores chineses organizada pelos realizadores da feira.

 

Evento gastronômico Boteco

A segunda ação gastronômica realizada pelos chefs mineiros convidados se deu no “Boteco: Brazilian Food and Drinks”. O evento, ocorrido no dia 17 de maio de 2017, serviu como momento de networking, onde os empresários mineiros puderam convidar potenciais compradores que já haviam encontrado durante as rodadas de negócios, especialemnte, para degustação de produtos e conhecimento da culinária e gastronomia mineira. Além do networking com potentciais compradores, a ação colaborou para a integração da delegação.

 

Visita guiada à feira Sial China

Utilizando como apoio o estande do Brasil na feira SIAL, organizado pela Apex, os empresários, divididos em grupos, em 3 dias, puderam fazer contatos comerciais, principalemnte durante a visita técnica pela feira com apoio da consultora Li Xia que, com um estudo prévio do perfil das empresas mineiras, os levou em importadores e distribuidores de produtos na china relacionados com seus negócios.

 

Evento de encerramento Latina

O evento de encerramento da Missão se deu no dia 19 de março, no restaurante brasileiro Latina. Tratou-se de mais um momento de networking, com música e gastronomia mineira, onde empresários, delegação como um todo e convidados estratégicos chineses puderam estreitar relacionamentos e parcerias.

 

Materiais impressos

Alguns materiais foram desenvolvidos, no decorrer do processo de organização da Missão, com o objetivo de serem distribuídos aos componentes da delegação da Missão de Empresários Mineiros à China, cada qual com seu foco específico, mas de maneira geral visando dar suporte aos participantes.

Com maior relevância, destacam-se dois desses materias, o Portfólio de Exportadores Mineiros à China e o Guia de Viagem. O Portfólio de Exportadores Mineiros à China refere-se a um material em mandarim e inglês contendo potenciais empresas mineiras exportadoras, visando a divulgação destas junto aos nossos parceiros na China. O primeiro intuito seria a utilização durante a Missão China, em maio de 2017, porém em situações futuras este portfólio poderá servir para apresentação à importadores e instituições que visitamos de forma regular e não apenas em missões. O material agrega fotos, contatos, informações gerais e divulgação de marketing de cada empresa presente, além de contextualização acerca das instituições e projetos pertinentes ao contexto. Para visualizar o Portfólio de Exportadores Mineiros à China clique aqui.

Já o Guia de Viagem visava dar suporte aos participantes no sentido de prepará-los para embarcar na Missão, explanando as características chinesas pertinentes, como clima, meios de transporte, tomadas, internet, dinheiro e afins, assim como sugestões e indicações em âmbito geral acerca do processo que seria vivido até o fim da Missão. Para visualizar o Guia de Viagem clique aqui.

Para entender um pouco mais sobre e visualizar as fotos da Missão de Exportadores Mineiros à China clique aqui.

A Missão na mídia 

A Missão de Exportadores Mineiros à China foi destaque nos jornais. Confira algumas das matérias divulgadas acerca das ações e desdobramentos promovidos pela Missão:

Minas busca parceiros na China

Indi promove China Day e lança missão de negócios à China

Governo apoia empresas mineiras em missão de negócios na China

Minas vende US$1,5 milhão de café em sachê